• Tel.: 11 2671 – 8881
  • Curta Nossa Página
    Artedentalodontologia

Gengivite

É a doença periodontal que se limita a gengiva, a qual inflama devido a presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento. Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e o uso de fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam o dente ainda não foram atingidos.

Os principais sinais são o sangramento após a escovação ou o uso de fio dental e a gengiva inchada e avermelhada.

Se não for tratada a gengivite pode evoluir para periodontite.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.

Primeiros Sinais:

Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sintomas são:

• Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental.
  • Gengivas vermelhas e/ou inchadas.
  • Dentes amolecendo ou mudando de posição.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

O Tratamento

Inicialmente, o tratamento devera ser feito pelo dentista. No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio dental regulares regridem a doença.

No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio dental.

Após o tratamento, devo retornar ao periodontista?

Sim. Há necessidade de retornos periódicos para um tratamento de manutenção. Cada paciente tem uma necessidade específica de retorno. Iremos avaliar seu caso e daremos a orientação adequada.

A Periodontia

É a especialidade da Odontologia que previne e trata dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.

sorriso1

O que causa?

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso de mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Como Previnir?

Prevenir a doença periodontal é muito fácil!

Basta ter uma escovação efetiva e regular e usar diariamente o fio dental. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas doenças da boca.

agendar