logo
Whatsapp
  • Tel.: 11 2671 – 8881
    Cel. 11 98751 – 0016
  • Curta Nossa Página
    Artedentalodontologia

Tratamentos Ortodônticos

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, causando problemas de gengiva. Bases ósseas mal posicionadas prejudicam a aparência, além de impedir um correto selamento dos lábios, prejudicar a fala, respiração e deglutição.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas o dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Para isso, comumente é solicitado uma documentação ortodôntica ( moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais) além de um exame criterioso feito pelo especialista. Com isso o ortodontista desenvolve um plano de tratamento adequado para cada paciente, incluindo uma previsão do tempo de tratamento.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

apinhamento

Apinhamento


mordida_aberta

Mordida Aberta


sobremordida_profunda

Sobremordida profunda


sobresaliencia

Sobresaliencia ou Overjet


mordida_curzada_posterior

Mordida Cruzada Posterior


mordida_cruzada_anterior

Mordida Cruzada Anterior


diastemas_generalizado

1. Diastemas generalizados


caso_tratado

2. Caso Tratado

 

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos, direcionar o crescimento mandibular e maxilar. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares, de acordo com a gravidade do problema.

Na Arte Dental você poderá contar com aparelhos metálicos e estéticos importados, que proporcionarão um tratamento diferenciado, diminuindo as quedas das peças( bráquetes) e com isso, o tempo de tratamento. Baseado neste diferencial, oferecemos aos pacientes o “SEGURO TEMPO DE TRATAMENTO”, garantindo ao paciente um tratamento mais rápido, realizado com honestidade e segurança.

Exemplo de Mini implante

Exemplo de Mini implante

Para agilizar ainda mais o tratamento, oferecemos ainda os mini-implantes ortodônticos, que são implantes de 7 a 13 mm de comprimento com 2 mm de diametro em média, rosqueados sem qualquer incomodo (com uso de anestésico local). São temporários e não se integram aos ossos, sendo removidos ao final do tratamento.

Para tornar seu tratamento ainda mais eficaz, é necessário a procura pelo especialista na idade certa, veja na coluna ao lado.

A idade certa?

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

idade_certa

Idade certa?

Crianças

Esta fase é ideal realizar a primeira avaliação com o especialista. É a melhor fase para correção de problemas esqueléticos, ou seja nos ossos. O tratamento, geralmente é feito com aparelhos móveis(ortodontia preventiva), com duração de 12 meses aproximadamente. Após esta fase, o paciente recebe auta provisória, até o termino da troca dos dentes.

Adolescentes

Essa é a fase que geralmente se começa o tratamento ortodôntico corretivo. Uma vez que todos os dentes de leite são trocados e os permanentes já nasceram, o tratamento pode ser realizado com maior eficácia. A idade exata varia, mas a maioria dos casos começam entre 11 e 13 anos de idade.

Adultos

Nunca é tarde para se começar um tratamento ortodôntico, e cada vez mais os adultos estão procurando melhorar sua aparência. Muitos não tiveram a oportunidade de corrigir seus dentes quando adolescentes, e agora estão prontos para o tratamento.

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões. Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo. Lembrando, que nesta fase, os problemas esqueléticos são corrigidos com cirurgias ortognáticas.

agendar